Nossos Valores

Democraticidade

A AMP pauta a sua ação pela observância dos princípios da democracia, garantindo a todos os sócios o direito de participar na vida associativa, incluindo o de eleger e ser eleitos para os corpos sociais e, ser nomeados para os cargos associativos.

Representatividade

A AMP representa e defende os interesses coletivos dos seus sócios.

Independência

A AMP prossegue os seus fins e objectivos com total independência em relação a todos os organismos públicos e privados, organizações de carácter religioso ou político, vinculando-se à constituição da república portuguesa,e demais legislação aplicável, aos presentes Estatutos e regulamentos internos.

Igualdade

Todos os sócios da AMP gozam dos mesmos direitos e sujeitam-se aos mesmos deveres, sem discriminação em razão de ascendência, género, orientação sexual, nível de instrução, situação económica ou social, credo religioso, convicção ideológica ou filiação partidária.

Quem somos

A Associação Maense em Portugal (AMP), é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos com publicação no Diário da República Nº 250 III Serie de 28 de outubro de 2013, registada no Registo Nacional de Pessoa Coletiva e sob o número (NIPC) 506269272.

Sediada em Lisboa, mas com vários núcleos espalhados pela diáspora europeia, a atuação da AMP ao longo da sua existência tem assentado sobre a plena integração dos seus associados (maioritariamente oriundos dos PALOP) nas comunidades universitárias europeias onde se radicam, através do exercício dos seus deveres (e direitos) de cidadania, promovendo diversas iniciativas culturais, económicas e sociais que revertam em benefício dessas mesmas comunidades. A cooperação e a solidariedade estão sempre subjacentes às ações dos nossos associados, com vista a melhorar o bem-estar comum e a reforçar os elos estabelecidos entre as comunidades de destino e de origem dos nossos membros, gerando uma realidade social cada vez mais coesa.

Principais Missões

DESDE 2003 A TRANSFORMAR VIDAS !

• INTEGRAÇÃO

Promover e facilitar a plena integração da comunidade estudantil dos PALOP em Portugal e na Europa.

• CONVÍVIOS

Promover e incentivar maior convívio sociocultural entre os seus membros.

• INTERCÂMBIO

Fomentar e desenvolver atividades socioeconómicas que promovam a ligação e o intercâmbio de experiências entre a diáspora e os PALOP.

• FORMAÇÃO

Promover a formação humana e cultural e dos seus associados.

• SOLIDARIEDADE

Apoiar os mais necessitados (nossos associados ou não) através da recolha e disponibilização de bens de primeira necessidade e da formação para adultos.

O que Fazemos

Objectivos Gerais:

• Contribuir para a plena integração social e comunitária dos seus membros em Portugal, na Europa e no Mundo, prestando-lhes serviços, especificamente aqueles que possam favorecer o pleno exercício dos seus deveres e direitos de cidadania, quer na diáspora, quer no país de origem;
  • Representar defender e promover os interesses dos membros da AMP em tudo quanto respeite à sua valorização pessoal e profissional nas vertentes do ensino, da educação e da cultura, do emprego e formação profissional, e da proteção e melhoria das condições de vida;

• Contribuir para o fortalecimento da ligação com com o país de origem e para a promoção do intercâmbio e transferência de conhecimento, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública, bem como através de iniciativas de educação para o desenvolvimento, de assistência científica e técnica, reforçando o papel interventivo da sociedade civil;

• Atuar no seio da comunidade com o propósito da cabal capacitação para o desenvolvimento social, económico e cultural, propondo também ações direcionadas para a prevenção da desigualdade e da discriminação.

Loja

AJUDE-NOS A AJUDAR!. Saiba como pode apoiar o nosso trabalho e esta causa social.
Ajude a AMP, a ajudar aos que mais precisam.

Ver mais..