img

DOAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS PARA A COMUNIDADE CABOVERDEANA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

No âmbito do projecto “Mão Solidária”, idealizado e colocado em prática em 2014, a AMP desde então, tem vindo a realizar várias ações de cunho social voltadas às comunidades de maior vulnerabilidade, essencialmente no que toca à angariação de materiais escolares, vestuários, calçados, equipamentos de desportos e lazer, atendendo já, mais de 800 crianças da ilha do Maio, em Cabo Verde.

No sentido de continuar a apostar no apoio social e alargar este projeto alcançando outras comunidades, suprindo algumas das suas carências, a AMP precisou adaptar a sua atuação, possibilitando assim, no ano transato, efetuar donativos para a comunidade cabo-verdiana em São Tomé Príncipe.

Como resultado, foram doados: 438 mochilas, 900 cadernos, estojos, conjuntos de esferográficas, lápis, afiadoras, borrachas, colas, roupas diversas, botas de chuva, chinelos e bolas.

Estes, serão distribuídos a 706 crianças entre dois a doze anos de idade, divididos entre doze comunidades rurais, incluindo a Região Autónoma do Príncipe.

Em conjunto com as escolas locais, envolvendo diretamente os diretores e professores, pretende-se que toda esta ação seja desenvolvida de forma tripartida entre as escolas, encarregados de educação e ACAS | Associação Caboverdeana de Solidariedade Social em São Tomé e Principe.

Nas comunidades onde não haja escolas, serão envolvidos os responsáveis dos centros sociais locais que já prestam apoios escolares aos alunos.

O êxito, na generalidade, só foi possível graças ao imprescindível apoio e contributo dos parceiros e amigos desta associação, cujo percurso, embora marcado por momentos altos e baixos, continua a realizar um trabalho sério, eficiente e a apostar fortemente na comodidade e na qualidade do ensino dos jovens.
A ação continua e, juntos, nos tornamos mais fortes e faremos acontecer novamente.

Obrigado.

“Mão Solidária” - pequenos gestos, grandes sorrisos!